IMPIEDADE CONFUNDIDA

ANO 1225 - TOULOUSE (FRANÇA)


Em 1225 chegou Santo Antônio de Lisboa à cidade de Toulouse, onde devia ensinar Teologia e dedicar-se também à pregação do Evangelho; ali se encontrava o principal foco da heresia albigense. Raimundo VII, conde de Toulouse, seguia as pegadas de seu pai, e embriagado em triunfo contra o filho de Simão de Montfort, se manifestava mais rebelde do que nunca à Igreja, e protetor declarado dos hereges.

Santo Antônio utilizou todos os recursos de que dispunha para granjear o apreço dos sectários, e teve a felicidade de converter grande número deles com seu exemplo, seu sermão e seus milagres.

A história nos conservou a recordação de um dos muitos prodígios realizados pelo Santo na região de Toulouse. Eis a seguir um acontecimento maravilhoso:

Um dia Santo Antônio teve uma longa discussão sobre o Santíssimo Sacramento com um astuto, influente e obstinado albigense. Apertado pela argumentação sólida e clara do Santo, pareceu comover-se e, como a ponto de render tributo à verdade, assim falou:

- Deixemos de discursos e vamos aos fatos; se podes provar por um milagre visível, que o Corpo de Jesus Cristo está realmente na Eucaristia, eu te juro afastar-me, no mesmo momento, das minhas idéias e me submeter à tua fé.

O momento era crítico e solene para Santo Antônio, o qual, inspirado pelo Senhor, não vacilou e respondeu com inteira confiança que daria a prova que lhe era exigida. Então o albigense acrescentou:

- Eu posso uma mula e a deixarei presa e sem alimento durante três dias; depois disso a conduzirei a um local público e lhe darei de comer; tu chegará com a tua Hóstia consagrada, e se a mula, apesar de sua fome devoradora, deixar o feno e se inclinar diante desse Deus ao qual, segundo tu dizes, adoram todas as criaturas, não farei nenhuma resistência e me submeterei humildemente à Igreja Católica.

Acedeu Santo Antônio a essa proposição e se retirou a orar, pedindo ao Senhor Se servisse manifestar seu poder para salvar tantos infelizes que gemiam sob o peso das cadeias do demônio.

Compareceu o herege, acompanhado por grande número de sectários, no local e na hora que haviam combinado, conduzindo sua mula e o alimento que ela mais apreciava. Santo Antônio acabava de celebrar o santo sacrifício da Missa numa capela vizinha, e em seguida saiu rodeado de uma multidão de fiéis. Levava nas mãos o ostensório no qual se via a Sagrada Hóstia, e adiantou-se majestosamente, recitando hinos e outras orações até chegar à praça pública.

Aproximou-se então da mula e disse em voz alta:

- Em nome de teu Criador, que eu, indigno, tenho em minhas mãos, e em virtude de sua Onipotência, ordeno-te que adores a este Deus feito Homem, a fim de que a maldade herética seja confundida e todos vejam obrigados a reconhecer a divindade d'Aquele que, a voz do sacerdote, Se sacrifica a cada dia no altar.

Naquele mesmo momento ofereceram de comer à mula, mas - oh prodígio - o animal não fez caso do feno que lhe apresentaram e, obedecendo à voz de Santo Antônio, prostrou-se, inclinado a cabeça até tocar a terra, e assim manteve imóvel, naquela atitude respeitosa, diante da sacrossanta Eucaristia.

Ao ver esta maravilha, os católicos deram brados de júbilo, e os hereges ficaram confundidos, e o herege que tinha solicitado o milagre se lançou aos pés de Santo Antônio, adorando em voz alta o Santíssimo Sacramento e declarando-se católico.

O novo convertido fez retornar à verdadeira Fé toda a sua família e construiu uma magnífica igreja em honra de São Pedro; nela seus descendentes edificaram uma preciosa capela, sobre cuja fachada fizeram gravar uma inscrição destinada a perpetuar a recordação de tão grande milagr.

Santo Antônio morreu no ano de 1231, e a Igreja honra sua memória no dia 13 de junho.

(Abade J.A. Gayard, Vida de San Antonio)

0 comentários:

Postar um comentário