QUEM SOMOS






Juventude Goretiana é o nome dado a união de todos os movimentos juvenis da Paróquia Santa Maria Goretti (Arquidiocese de Belém-PA). O nome foi assumido pelos jovens desde Maio de 2010, onde se usou pela 1ª vez o termo "Juventude Goretiana".

Durante anos trabalhamos como Pastoral da Juventude e chegamos a ser uma das paróquias de Belém que tinha o maior número de jovens engajados na Igreja, mas, infelizmente os nossos jovens foram se dispersando até que quase todos os grupos de jovens daquela época terminaram.

EVANGELIZART, RENOVADO, JUSC (Juventude de Santa Clara), JUMG (Juventude de Maria Goretti), JUMARETTI (Juventude de Maria Goretti), GRUJEC (Grupo de Jovens Esperança em Cristo) eram alguns dos grupos de jovens da antiga Pastoral da Juventude que chegou a ter 100 jovens em um único grupo. O único grupo que ainda continuou reunindo, mas com um número bem inferior de jovens foi o GRUJEC que até hoje se reuni.

Desde Agosto de 2009 estamos em uma nova caminhada tentando trazer os jovens para dentro da Igreja. Em 2010 ressurgiu o grupo de jovens JUMARETTI que há algum tempo não se encontrava mais, no mesmo ano surgiu o grupo de jovens JOABE (Jovens Abençoados) primeiro grupo de jovens da Comunidade São Dimas.

Ainda hoje estamos tentando nos recuperar da grande perda que tivemos em números de jovens e aos poucos estamos conseguindo, pois, de Agosto de 2009 à Agosto de 2011 crescemos em números de jovens 450%.

Fazem parte da Juventude Goretiana: Coroinhas, turmas de Crisma e todos os grupos de jovens de nossa paróquia; GRUJEC, JCC, JOABE, JUIC e JUMARETTI.

Nosso maior propósito como Juventude Goretiana é chamar os jovens a viver segundo o Evangelho de Jesus, tomando por exemplo Santa Maria Goretti. O amor por Jesus Eucarístico e, por Maria Santíssima e a devoção a Divina Misericórdia fazem parte de nossa espiritualidade.

“De fato, se parecemos loucos, é por Deus” 2 Cor 5, 13

Santa Maria Goretti, rogai por nós!