ÍCONE DA MÃE DE DEUS ACOMPANHA A JMJ

No dia 5 de abril de 2003, durante a cerimônia da passagem da cruz dos canadenses para os alemães (organizadores da JMJ de 2005), o Papa João Paulo II presenteou os jovens com uma cópia do ícone da Virgem Maria Salus Popoli Romani.

Aos jovens vindos da Alemanha, João Paulo II declarou:

“Hoje eu confio a vocês […] o ícone de Maria. De agora em diante ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Este ícone será um sinal da presença materna de Maria, sempre próxima aos jovens, que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas”.

Em 2003 o saudoso Pontífice polonês confiou o
ícone da Santíssima Virgem aos jovens, para que
os acompanhasse nas JMJ's
Com esse novo dom, por ocasião do Ano Mariano, o Papa voltou a indicar a Mãe de Deus como modelo para o público juvenil e o convidou a acompanhar, com ela, o Senhor Jesus neste caminho da cruz. No Domingo de Ramos desse mesmo ano (2003) se tornou nítido que a cruz, com o passar do tempo, passou a ter um valor afetivo notável para eles.

Depois da celebração na Praça de São Pedro, a cruz e o ícone são acolhidos em território alemão depois de terem percorrido mais de 30 países diferentes. Nessa peregrinação, a cruz é como que uma testemunha da diversidade de cada povo, culturas, línguas, histórias… manifestando-se como uma forte presença do Senhor.

Em 1994, a cruz volta para Roma em uma ocasião muito especial: o 20º aniversário da entrega desta aos jovens.

Nessa oportunidade, o Papa João Paulo II pronunciou as mesmas palavras escolhidas em 1984, ano da entrega desse objeto santo:

“Caros jovens, celebrando o 20º aniversário desta maravilhosa aventura espiritual, deixem que eu confie a vocês a mesma entrega de então. Confio a vocês a cruz de Cristo, levem-na como sinal do amor de Jesus pela humanidade e anunciem a todos que somente em Cristo, morto e ressuscitado, existe salvação e redenção”.

O itinerário da cruz na Alemanha é repleto de compromissos. Ela é acolhida em todas as dioceses do país, num minucioso e profundo processo de preparação e catequese em vista da Jornada Mundial da Juventude de Colônia em agosto de 2005. Nessa edição a juventude do mundo foi convidada a ir, a ver e a adorar o Messias, como faziam os Reis Magos.

A cruz junto ao ícone de Maria passa pela Porta de Brandemburgo
A peregrinação da cruz vive momentos fortes, como a visita à Porta de Brandemburgo, antigo símbolo entre a divisão da Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental, como testemunha do amor e da reconciliação.

Em 2 de Abril de 2005, aquele, que entregou a cruz aos jovens e os motivou para que a levassem em peregrinação ao mundo, partiu para a casa do Pai. A morte de João Paulo II, chamado carinhosamente pelos jovens de “Papa’s boys”, deixou saudade. E como não olhar para essa cruz sem não nos lembrarmos desse homem que tanto se configurou ao Cristo sofredor?

Ela [cruz] continua o seu caminho e, em 2005, na Alemanha, Bento XVI anuncia uma nova caminhada para os jovens: Sidney. Inseparável da JMJ, ela foi mais uma vez para a Oceania, na espera de mais um encontro entre o Papa e os jovens.

Fonte: Destrave

0 comentários:

Postar um comentário