LUZES DE VELAS NO GUAMÁ PARA SANTA MARIA GORETTI



Cerca de 500 fieis homenagearam Santa Maria Goretti, padroeira do bairro do Guamá, na noite de ontem, numa tradição realizada há 28 anos. A missa celebrada na paróquia que leva o nome da santa, antecedeu o tradicional cortejo, que percorreu as principais ruas do bairro sob luzes de velas, num percurso com duração de cerca de 40 minutos. A missa e a procissão encerraram a festividade em honra à santa italiana, que durou seis dias nop bairro, com a realização de quermesse e show musical. Goretti também é conhecida como protetora dos jovens e, por isso, a paróquia realiza um trabalho de aproximação dos adolescentes à Igreja Católica, procurando conscientizá-los e afastá-los da violência e das drogas.

A procissão em honra à Santa Maria Goretti é uma tradição que começou com a construção da igreja, em 1993,conforme explicou o pároco, Padre Carlos Augusto Azevedo. O dia da santa é dia 06 de julho e, por isso, todos os anos a procissão é realizada no domingo mais próximo á essa data. A romaria também é o ponto alto da programação.

Goretti foi assassinada a facadas, aos 12 anos, quando tentava evitar o próprio estupro. Era jovem Italiana católica, que se tornou ícone da juventude, da perseverança e da dedicação a cristo. Ela foi canonizada pelo Papa Pio XXII, em 1950.

Entres os romeiros, estava a domestica Maria de Nazaré Santos, de 55 anos, que em 1998, fez promessa à Santa Maria Goretti para que a filha voltasse para casa. A jovem tinha fugido para o Maranhão, com apenas 16 anos, mas voltou para casa três dias depois. ”eu sinto um amor muito grande pó Ela (santa). É milagrosa!”. As jovens Elisângela Paz e Streice Mafra,ambas de 19 anos, freqüentam a igreja, onde desenvolvem trabalho social junto à juventude no bairro.”Nosso trabalho é intenso. Temos cinco grupos de jovens que estão á frente de organização de festividade. Tentamos seguir os passos de Santa Maria Goretti,fazendo a evangelização e procurando ajudar os jovens que estão sofrendo na rua”,contam. A aposentada Santana Palhano, de 67 anos, é outra devota. Há 18 anos, ela participa da procissão em agradecimento por uma graça alcançada: “Santa Maria Goretti me curou de uma dor de cabeça que os médicos não conseguiam tratar. Se estou de pé é graças a ela”.

O pároco, que celebrou a missa com o padre Isan Alves, afirma que a devoção à santa no Guamá vem crescendo a cada ano. “Num mundo onde somos tantas vezes testados a abandonar a vida com valores morais e coerentes, santa Maria Goretti é o exemplo que vale a pena viver a fé com seriedade, ainda que precise perder a vida. Nada é mais importante do que viver a fé em Deus”, disse.


Enize Vidigal


Fonte: Jornal O Liberal (11/07/2011)

0 comentários:

Postar um comentário