ASSALTO RACHADO

Ano 1250 – Assis (Itália)

O Imperador Frederico II, tristemente célebre por seus sentimentos hostis à Igreja Católica, desolou a região de Spoleto, pertencente aos Estados Pontifícios, passando tudo a ferro e fogo. Mercenários sarracenos o ajudavam nesse criminoso empreendimento, assanhando-se especialmente contra igrejas, mosteiros e conventos.

Quando tais hordas sanguinárias sitiavam a cidade de Assis, viram o convento de São Damião, contíguo às muralhas, e determinaram penetrar nele, desejosos de executar contra as religiosas, no sagrado recinto, os mais infames crimes.

Estavam já os muçulmanos a ponto de subir as muralhas, quando Santa Clara, sabendo do perigo ameaçador, se fez conduzir da enfermaria, onde jazia enferma, para a porta do convento, e ordenou que lhe levassem ali mesmo a custódia com o Santíssimo Sacramento.

À vista dos inimigos do nome de Cristo que iam dar assalto, prostrou-se a Santa diante do Senhor. E derramando abundantes lágrimas Lhe rogou, dizendo:

– Havereis Senhor, de entregar às mãos destes bárbaros tantas servas que eduquei no vosso amor e no vosso santo serviço?! Protegei-as Vós mesmos, eu vo-lo suplico, pois não as posso defender eu.

Naquele solene momento ouviu-se uma voz que saía do Santíssimo Sacramento, dizendo:

– Eu vos protegerei sempre.

No mesmo instante, sentiram-se s inimigos dominados por um espantoso terror, e descendo precipitadamente das muralhas fugiram em debanda.

A Igreja honra a memória de Santa Clara no dia 12 de agosto, e sua morte teve lugar no dia 11 de agosto de 1253.

(PE. Pedro de Rivadeneira S.J., Flos Sanctorum)

0 comentários:

Postar um comentário