DEVOÇÃO RECOMPENSADA

Ano 1293 – Habsburgo (Suíça)


Era tradicional e hereditária na casa dos augustos monarcas da Áustria a devoção do Santíssimo Sacramento, desde o inicio da dinastia dos Habsburgos, que tantos séculos reinaram sobre o Sacro Império.

Em fins do século XIII, foi o príncipe Rodolfo de Habsburgo à caça, sua diversão favorita, quando encontrou um pobre sacerdote que, a pé e com um pequeno acompanhamento de fiéis, levava o Santíssimo Sacramento a um moribundo.

Levado o príncipe por um sentimento de piedade, disse a si mesmo:

– Miserável de mim! O Rei dos céus e Senhor do universo é levado a pé, e eu, seu escravo e vil criatura, vou comodamente montado a cavalo!

No mesmo momento apeou e ofereceu seu cavalo ao sacerdote. Em seguida, tomou entre as mãos uma vela e com a cabeça descoberta acompanhou a Jesus Sacramentado.

Chegando à casinha do pobre enfermo, posto de joelhos assistiu à derradeira Comunhão do enfermo e depois doou seu cavalo ao sacerdote, considerando-se indigno de utilizar um cavalo sobre o qual o Ministro do Senhor havia levado o Pão da Vida.

O sacerdote, comovido ao ver tanta piedade em um príncipe, profetizou-lhe que Deus a premiaria com uma muito assinalada mercê.

Com efeito, nove meses depois Rodolfo era eleito Imperador da Alemanha e Rei dos Romanos, no meio do entusiasmo de todo o povo, e com plena aprovação e confirmação do Sumo Pontífice Gregório X, que então governava a Igreja.

(PE. Pedro Laurenti S.J., Le Meraviglie del SS. Sacramento, p.130)

0 comentários:

Postar um comentário