O Pecado, A Sociedade e a Batalha do Dia a Dia

Estava ouvindo ontem pela manhã, uma nota na Band News FM sobre uma pesquisa que afirmava o seguinte: quanto mais desenvolvido o país, maior o percentual de ateus; quanto mais sub-desenvolvido, maior o percentual de religiosos.

Claro que os apresentadores aproveitaram para tentar relacionar a falta de educação com a experiência religiosa, insinuando que em sociedades avançadas as pessoas conseguem discernir a realidade da “fantasia” religiosa.


Mas na verdade, o que acontece é o efeito inverso… quanto mais organizada uma sociedade, mais se cria a falsa impressão de que tudo funciona e está sob controle.  Neste sentido, não é que as pessoas percebem que Deus não existe: o que ocorre é que elas simplesmente SE ESQUECEM de Deus, acreditando serem autossuficientes.  Essa “ilusão de autossuficiência” é absolutamente normal em todos nós e tem um nome bem conhecido: PECADO ORIGINAL.

É isso mesmo… e você aí achando que tinha a ver com maçãs mordidas e sexo no paraíso… O Pecado Original é tão somente aquela mania que todos nós temos, de acharmos que estamos no controle e não precisamos de ninguém.  Em especial, de Deus.  Assim, o esquecemos e deixamos de lado… Até que algo ocorra e nos lembre que não somos os donos do universo.

Esse esquecimento provoca atrocidades, ainda que travestidas de “avanços” ou de “liberdade”.  A maioria dos países dito avançados oficializaram práticas das civilizações bárbaras abolidas a muito tempo das sociedades modernas.  Quer exemplos?  Aborto.  Eutanásia.  Privação das individualidades (patrulhamento ideológico; massacre dos religiosos).  Estímulo à promiscuidade (prostituição reconhecida como profissão).  Mas tudo de forma muito organizada e limpinha… matam-se bebês, mas com a devida documentação.  Expõem as mulheres semi-nuas em vitrines como carnes em um açougue, mas… pagando impostos!  Olha quantos avanços… em pensar que é isso que a mídia alardeia ser o melhor para o Brasil! No fundo, absolutizar o homem acaba por tornar tudo mais desumano.

Agora, olhando um pouco mais para nós, é assim também no nosso dia a dia! Você rezou hoje?  Se rezou, foi pra pedir alguma coisa específica?  Ou conseguiu se lembrar de rezar e agradecer mesmo quando tudo parece bem e sob controle?  Nem sempre lembramos… muitas vezes nos esquecemos de Deus quando tudo parece bom.  É algo como “Não se meta que eu sei o que estou fazendo”.  Fazemos isso o tempo todo.

O Pecado Original está aí… carregamos ele conosco.  O Batismo já o venceu, mas cotidianamente precisamos lutar para não deixá-lo voltar e tomar conta.  Mas para isso, assim como para qualquer outra coisa na vida, é necessário muita dedicação e força de vontade.

E aí?  Já inciou sua batalha de hoje? Lembre-se de que rezar não é a única, mas é a maior arma do cristão nesta batalha.

Abraços!

Fonte: O Catequista

0 comentários:

Postar um comentário