AS OBRAS DE MISERICÓRDIA DA JUVENTUDE GORETIANA



Dentre os vários trabalhos que a Juventude Goretiana (JG) realiza três se destacam como obras de Misericórdia: o “Sopão da Vida”, a visita aos detentos do CSEM (Centro Sócio Educativo Masculino) e o “Natal sem fome” (atual “Belém a casa do pão”).

O “Sopão da vida” é uma iniciativa do grupo de jovens JCC (Jovens Caminhando com Cristo), acontece todo o último sábado de cada mês e tem a finalidade de ajudar os moradores e rua da cidade de Belém. “Doando um pouco do que temos ajudamos nossos irmãos que nada tem. Isso gratifica muito e nos faz sentir mais felizes, sabendo que a ajuda que damos, acalenta o sofrimento de alguém” diz Nauta Pinheiro.

Pelas doações e boa vontade dos paroquianos de Santa Maria Goretti o grupo distribui sopa e roupas, além de uma palavra de esperança aos filhos de Deus. “Eu me sinto em paz e feliz por estar ajudando outras pessoas, porque ajudando os outros eu estarei ajudando a mim mesma espiritualmente e com certeza Deus estará me ajudando em dobro pelo o que eu faço pelos meus irmãos.” diz Helem Monteiro

Outra obra de misericórdia realizada pela a JG é a visita aos detentos do CSEM, cerca de 10 jovens levam a Palavra de Deus aqueles que também são filhos do Pai. Segundo a direção da instituição a mais de 10 anos a Igreja Católica não realiza visitas no CSEM.

O CSEM recebe jovens menores de idade que cometeram algum crime. “Eu poderia ser um deles, a sorte é que tive uma família que me conduzisse ao caminho certo, o de Deus” diz André Furtado. Paula dos Anjos uma das jovens que visita a instituição diz: “É muito importante esse diálogo de jovem para jovem”

O objetivo da visita a instituição é levar Jesus através da Palavra para aqueles que não conhecem e/ou precisam. Irmã Bianca que acompanha a visita dos jovens ao CSEM diz: “Eles precisam de acompanhamento espiritual. Lá tem muitos jovens do Guamá.”

“A sociedade é culpada porque eles saem daquele lugar querendo se redimir e a sociedade não dá a chance. O meu sonho é quando eles saírem da instituição entre no caminho de Deus” diz André Furtado.

Todos os anos a Juventude realiza arrecadação de alimentos para o projeto “Belém a casa do pão”, no ano de 2010 foram arrecadadas mais de 220 cestas básicas, quatro vezes mais a quantidade do ano anterior. A arrecadação começa no inicio do mês de Dezembro e vai até uma semana antes do Natal.

Apesar de a Juventude Goretiana realizar esses trabalhos sempre busca algo mais. “Isso mostra o lado humano do jovem, o de querer ajudar” diz Irmã Bianca França.

0 comentários:

Postar um comentário