Caminhada católica sai em defesa da vida e da família em Belém

Milhares de cristãos participaram, ontem de manhã, da Caminhada pela Vida. Eles saíram pelas ruas do centro de Belém cobrando mais respeito e valorização à família. Os manifestantes condenaram o aborto e a pílula do dia seguinte. Outros temas, como a eutanásia e o respeito aos idosos, também foram abordados. A programação celebra a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, amanhã.


O evento foi promovido pelas Pastorais Familiares da Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Arquidiocese de Belém. A data foi ajustada, pois coincide com os festejos de Nossa Senhora de Nazaré. "No País inteiro haverá manifestações em prol da vida, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de se defender os valores tradicionais. Como em Belém temos o Círio de Nazaré, decidimos desenvolver nossa programação hoje", explicou o coordenador da Pastoral da Família regional, Airton Barros.

Críticas - O bispo do Marajó, dom Luiz Azcona, um dos responsáveis pela programação, discursou para os cristãos que aguardavam a saída da Caminhada na concentração, na praça da República. Para o bispo, elas possuem um papel fundamental no "despertar" da sociedade para este tema. "As mulheres são guardiãs da vida e precisam assumir a responsabilidade da mudança, da conscientização", disse.

A falta de políticas públicas e a inércia das autoridades, classificadas pelo bispo como "conivência com a violência", além do poder crescente do tráfico de drogas, foram outros pontos abordados por ele. "É preciso acordar a sociedade paraense para a gravidade deste conflito de vida e morte. A vida é única, não pode ser dividida ou classificada. Devemos sair do marasmo e não compactuar com a morte. Devemos derrubar o medo, pois Jesus disse: Eu sou a Ressureição e a Vida", pregou.

Todas as paróquias da Arquidiocese de Belém participaram do evento. O grupo de teatro da igreja Primeira de Queluz encenou o monólogo de um feto prestes a ser abortado. A exibição emocionou os mais impressionáveis e diversas pessoas registravam o momento com seus celulares. "Achei muito bonito. Eu nunca interrompi nenhuma gravidez. Tenho cinco filhos, todos vivos e felizes", declarou a autônoma Suely Costa, 43 anos.

Dezenas de pessoas prepararam cartazes com dizeres que apoiavam os temas principais da programação.

A passeata parou em frente à TV Liberal, onde o padre Djalma Costa pregou sobre a importância de cultivar os laços familiares. A Caminhada pela Vida e pela Família contra o aborto se encerrou na praça Santuário, em Nazaré.

Fonte: Jornal Amazônia

Fotos da Juventude Goretiana







0 comentários:

Postar um comentário