HOMOSSEXUALIDADE O QUE DIZ O CIC




Vamos ver agora o que diz o Catecismo da Igreja Católica (CIC) sobre:

HOMOSSEXUALIDADE






2357 - A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atração sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade se reveste de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. Sua gênese psíquica continua amplamente inexplicada. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves (Gn 19, 1-29; Rm 1, 24-27; 1 Cor 6, 9-10; 1 Tm 1, 10), a tradição sempre declarou que "os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados" (Congregação da Doutrina da Fé, decl. Persona humana, 8). São contrários à lei natural. Fecham o ato sexual ao dom da vida. Não procedem de uma complementaridade afetiva e sexual verdadeira. Em caso algum podem ser aprovados.


HOMOSSEXUAIS - NÃO DISCRIMINÁ-LOS

2358 - Um número não negligenciável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente enraizadas. Esta inclinação objetivamente desordenada constitui, para a maioria, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a reali­zar a vontade de Deus em sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa de sua condição.


HOMOSSEXUAIS - VIVER A CASTIDADE

2359 - As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pe­las virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela ora­ção e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.

0 comentários:

Postar um comentário