PAPA BENTO XVI CELEBRA 60 ANOS DE SACERDOTE: "O MOMENTO MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA"

Papa Bento XVI celebra o 60º aniversario de sua ordenação sacerdotal na Catedral do Freising (Alemanha) à idade de 24 anos. Em suas palavras esse dia foi "o momento mais importante de minha vida".

O jornal vaticano L’Osservatore Romano recorda em sua edição deste 29 de junho um extrato do livro do então Cardeal Ratzinger publicado em 1997: "De minha vida: Lembranças 1927-1977" no qual relatou com simplicidade e emoção o dia de sua ordenação sacerdotal:

"Pelo menos nos últimos dois meses –escreve Joseph Ratzinger– pude me dedicar inteiramente a me preparar para o grande passo: a ordenação sacerdotal, que recebemos na Catedral de Freising das os do Cardeal Faulhaber, na festa de São Pedro e São Paulo de 1951.

Éramos mais de 40 candidatos, quando fomos chamados respondemos Adsum, ‘aqui estou’. Era um esplêndido dia de veo, que é inesquecível, como o momento mais importante da minha vida.

o se deve ser supersticioso, mas no momento no que o ancião Arcebispo impôs suas mãos sobre mim, um passarinho –talvez uma cotovia– se elevou do altar maior da catedral e entoou um pequeno canto alegre, que foi para mim como se uma voz do alto me dissesse: vo está bem assim, vo está no caminho certo.

Seguiram logo quatro semanas do veo, que foram como uma única grande festa. O dia da primeira Missa (em 8 de julho em Traunstein) nossa igreja paroquial de São Osvaldo estava iluminada em todo seu esplendor, e a alegria que a enchia quase palpável mente envolveu a todos na ação sagrada, na forma muito viva de uma ‘participação ativa’ que o necessitava de uma particular operatividade exterior.

Fomos convidados a levar a todas as casas as bênçãos da primeira Missa e fomos acolhidos em todo lugar, inclusive por pessoas completamente desconhecidas, com uma cordialidade, que a a aquele momento nem sequer teria imaginado.

Experimentei assim muito diretamente as grandes expectativas que os homens têm dos sacerdotes, quanto esperam sua bênção, que deriva da foa do sacramento. Não se tratava de minha pessoa ou da de meu irmão: o que teria podido significar para si mesmos dois jovens como nós para tanta gente com a qual nos encontrávamos?

Eles viam em nós pessoas às quais Cristo havia confiado uma tarefa, para levar sua presea entre os homens. Seguramente porque o estávamos no centro de tudo, nasciam rapidamente relações amigáveis".

O encarregado de conferir as ordens sagradas ao futuro Papa em 29 de junho de 1951 foi o Cardeal Michael von Faulhaber, biblista e especialista em patrística, Arcebispo de Munique e Freising (Alemanha) e um dos mais valentes críticos do regime nazista.

A Congregação para o Clero exortou a todos os católicos do mundo, especialmente os sacerdotes, a dedicar 60 horas de adoração eucarística para rezar pelo Papa, uma hora por cada ano de sacerdócio que Ele celebra neste 29 de junho.





Fonte: ACI Digital

0 comentários:

Postar um comentário