SANTIDADE O QUE DIZ O CIC

VAMOS VER AGORA O QUE DIZ O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (CIC) SOBRE;
SANTIDADE


 
2012 - "E nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bemdaqueles que o amam. (...) Porque os que de antemão Ele conheceu, esses também predestinou a serem conformes à ima­gem de seu Filho, a fim de ser Ele o primogênito entre muitos irmãos. E os que predestinou, também os chamou, e os que chamou, também os justificou, e os que justificou, também os glorificou" (Rm 8,28-30).

2013 - "Todos  os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitudeda vida cristã e à perfeiçãoda carida­de ." Todos são chamados à santidade: "Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" (Mt 5,48):

Com o fim de conseguir esta perfeição, façam os fiéis usodas forças recebidas (...), a fim de que, cumprindo em tudo a von­tade do Pai, se dediquem inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo. Assim, a santidade do povo de Deus se expandirá em abundantes frutos, como se demonstra luminosamente na históriada Igreja pela vida de tantos santos .

2014 - O  progresso espiritual tende à união sempre mais íntima com Cristo. Esta união recebe o nome de "mística", pois ela participa no mistério de Cristo pelos sacramentos "os santos mistérios" e, nele, no mistérioda Santíssima Trindade, Deus nos chama a todos a esta íntima união com Ele, mesmos que graças especiais ou sinais extraordinários desta vida mística sejam concedidos apenas a alguns, em vista de manifestar o dom gratuito feito a todos.

2015 - O  caminhoda perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual . O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegriadas bem-aventuranças:

Aquele que vai subindo jamais cessa de progredir de começo em começo, por começos que não têm fim. Aquele que jamais cessa de desejar aquilo que já conhece.

2016 - Os  filhosda SantaIgreja, nossa Mãe, esperam justamente a graçada perseverança final e a recompensa de Deus, seu Pai pelas boas obras realizadas com sua graça, em comunhão com Jesus . Observando a mesma regra de vida, os fiéis cristãos partilham "a feliz esperança"daqueles que a misericórdia divina reúne na "Cidade santa, uma Jerusalém nova que desce do céu de junto de Deus, preparada como uma esposa" (Ap 21,2).

0 comentários:

Postar um comentário