#BÍBLIA



Por “BIBLIA” designam os judeus e os cristãos uma coleção de escritos sagrados que surgiram num período de mais de 1000 anos e constituem o documento de sua fé. A BÍBLIA cristã é substancialmente mais abrangente que a judaica, pois, além dos escritos desta, contém ainda outros livros do Antigo Testamento, quatro Evangelhos, as Cartas de São Paulo e outros escritos da Igreja primitiva.
A Igreja Busca sua vida e força na Sagrada Escritura, como quem busca água num poço. “Os livros da Sagrada Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade de Deus, porque são inspirados, ou seja, foram escritos por inspiração do Espirito Santo e têm Deus por autor”. (CONCÍLIO VATICANO II, Dei Verbum, n.º 11)
A Bíblia não caiu do céu. Antes, “para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-Se de pessoas na posse de suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria” (CONCÍLIO VATICANO II, Dei Verbum, n.º 11). Para que determinados textos fossem reconhecidos como Escritura Sagrada, tiveram de ser aceitas pela Igreja universal. Teve de existir, portanto, um consenso nas comunidades: “Sim, é o próprio Deus que fala por esse texto, isto é mesmo inspirado pelo Espírito Santo!” Desde o século IV, estes escritos protocristãos estão fixados no Cânone das Sagradas Escrituras, tal como foram realmente inspirados pelo Espírito Santo. [14 e 19]

0 comentários:

Postar um comentário