#DOUTRINA SOCIAL



Trata-se da doutrina da Igreja sobre a ordem da convivência social e a obtenção da justiça individual e social. Os seus quatro princípios centrais são a personalidade, o bem comum, a solidariedade e a subsidiariedade.

A Igreja Católica possui uma DOUTRINA SOCIAL própria porque todas as pessoas possuem, como filhas de Deus, uma dignidade única. A Igreja empenha-se com sua Doutrina Social para que esta dignidade humana também se realize, no âmbito social, em todas as pessoas. Ela não quer tutelar a política ou a economia; mas quando, na política e na economia, a dignidade humana é ferida, a Igreja tem de se intrometer.

Com sua DOUTRINA SOCIAL, a Igreja respondia, no século XIX, às questões laborais. Embora a industrialização tivesse levado a um incremento do bem-estar, eram sobretudo senhores das fábricas que com isso beneficiavam, enquanto caíram na miséria muitas pessoas, como os trabalhadores quase sem direitos. Desta experiência, o comunismo tirava a conclusão de que existe uma reconciliável oposição entre o trabalho e o capital, que tinha de ser resolvida através de uma luta de classes. A Igreja, pelo contrário, empenhava-se por um equilíbrio justo entre trabalhadores e senhores das fábricas.

Na DOUTRINA SOCIAL a Igreja questiona: Como podemos assumir a responsabilidade pelo bem-estar e pela convivência justa com todos, mesmo os que não são cristãos? Como devem ser formadas as instituições políticas, econômicas e sociais? No seu empenho pela justiça, a Igreja é guiada por um amor que se orienta pelo amor de Cristo à humanidade. [438, 439]

0 comentários:

Postar um comentário