SANGUE DIVINO

ANO 1171 - FERRARA (ITÁLIA)

       Ao visitar a cidade de Ferrara, na bela Itália, ergue-se diante dos olhos do viajante a suntuosa igreja de Santa Maria del Vado, e nela a magnífica capela do preciosíssimo Sangue, esplendidamente decorada, na qual ardem perenemente grande número de lâmpadas de prata que testemunham a viva fé dos seus devotos paroquianos.
Eis a origem histórica desse santuário:

A heresia de Berengário contra o Santíssimo Sacramento, que começava a propagar-se já no século XI, cem anos depois se reproduzia, mesclada com outros erros, por meio de uma multidão de heresiarcas, chamados novos marniqueus, os quais infeccionavam e procuravam, com suas pestilenciais doutrinas, perder as almas dos habitantes da Itália.

Foi então que, para avivar a fé na Sagrada Eucaristia, Deus quis obrar um manifesto prodígio em confirmação do que ensina o dogma católico o que diz respeito ao Santíssimo Sacramento.

No dia 28 de Março de 1171, na então pequena igreja de Santa Maria Del Vado, celebrava um sacerdote devotamente a Missa de Páscoa. Feita a consagração, logo que o ministro de Deus dividiu, depois do Pater Noster, a sacrossanta Hóstia sobre o cálice, gotas de sangue salpicaram a parede oposta e a abóbada da capela.

Divulgado o fato, ocorreu todo o povo de Ferrara para ver o prodígio, e ficou sumamente comovido ao contemplar Sangue divino, agradecendo à suma Bondade aqueles milagres que confirmava a Fé católica.

A pequena igreja se converteu numa grandiosa e bela basílica, que é até hoje um monumento perene do portento acontecido.

No ano de 1871, celebrando-se o sétimo centenário de tão estupendo prodígio, realizaram-se em Ferrara soleníssimas festas religiosas.

(Pe. Pedro Laurenti S. J., Le Meraviglie Del SS. Sacramento, p. 20)

0 comentários:

Postar um comentário