NÃO JULGUEIS E NÃO SEREIS JULGADOS!

"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”." Lc 6,36-38

Eis um dos temas principais da pregação de Jesus, o perdão e o amor ao próximo. Chama-nos o Senhor a agirmos, e mais profundamente, a sermos, em favor do outro, a nossa vida assim ser voltada, fazer parte da nossa vida. Este ensino se perpetua por todo o evangelho, e ele nos ensina muito mais com sua vida e com o mostrar da vida de Deus em toda a história, do que meras orientações. Perdoar-mos, amarmos, por que Deus é assim!

Mas até onde, de que maneira amarmos? assim como ele nos amou.
Quantas vezes perdoarmos? setenta vezes sete, ou todas as vezes.
De que maneira perdoarmos? dando festa para o filho que volta ao lar.
Até quem devemos perdoar? Até os nossos algozes, na cruz.
Por que perdoarmos? por que assim é nosso Pai do Céu.
Mas devemos amar só a quem nos é caro? ao samaritano, desconhecido e de uma raça de inimizade conosco, que encontrarmos precisando no caminho.
Por que darmos do que é nosso? por que também nos será dado, uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo.
Mas e quem não merecer ser perdoado? - Mas não merecer de acordo com quem? Não é Deus o juiz? não cabe a ele julgar? não devemos julgar para não sermos julgados;
Mas não posso dar em paga o mal merecido? - Mas assim, seremos nós quem condenemos? um só não é o nosso juiz? e aqueles que condenam serão condenados;
Mas então não posso desejar o mau para quem é mal? Deus foi bem claro de dizer sem acrescentar condição que aqueles que perdoam, serão perdoados.

A graça, é ela quem nos faz viver segundo Deus. Na verdade, o homem com sua concupiscência, em seu egoísmo, não é capaz de dar uma esmola , gastar seu tempo, fazer gentilezas despendiosas, perder em vista do outro. Mas ainda assim não pode negar, este é o ensinamento de Jesus, e a Palavra de Deus. Palavra que queima por dentro. Ela é o que somos, todo o homem, chamados a viver. Isto é muito mais do que fazer o bem a alguém, isto é o viver o que fomos feito para ser.

E se ainda não vemos, não percebemos isto, temos de começar, para só então perceber que é nisto que está nossa verdadeira alegria, e se ainda não temos força, peçamos a graça. Aquele que nos criou, e que é Pai do necessitado e do nosso ofensor, quer nos dar esta alegria de amar, muito mais do que o maior desejo de alguém de nós possa ter por vivê-lo.

Peçamos pois ao dono da graça, e com sua ajuda e companhia demos o nosso primeiro passo, e depois o segundo, ...

0 comentários:

Postar um comentário