BENTO XVI ENCORAJA A COMUNIDADE INTERNACIONAL A ESTIMULAR CRIATIVIDADE E INICIATIVAS DE PROMOÇÃO DA PAZ

Nesta segunda-feira (9), aconteceu na Sala Regia a audiência de Bento XVI com o corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, para as felicitações de Ano Novo.

Atualmente, a Santa Sé mantém relações diplomáticas com 178 Estados, entre eles o Brasil, que foi representado pelo Embaixador Almir Franco de Sá Barbuda.

Trata-se de um discurso tradicional, em que o Papa menciona fatos de particular relevância no cenário internacional. Nessa ótica, citou os Estados que empreenderam relações diplomáticas com a Santa Sé em 2011: Azerbaijão, Montenegro e Moçambique. E recordou o Sudão do Sul, que, em julho passado, se tornou o mais novo Estado soberano.

Bento XVI falou das ocasiões que teve em 2011 de encontrar chefes de Estado e de Governo, como viagens internacionais, a beatificação de seu predecessor, João Paulo II, os 60 anos de sua ordenação sacerdotal e a missa pelo bicentenário dos países da América Latina e do Caribe, em 12 de dezembro, na qual anunciou sua viagem ao México e a Cuba.

A seguir, traçou um panorama do momento atual, marcado por um "profundo mal-estar e por diversas crises: econômicas, políticas e sociais". Crises que não atingiram somente as famílias e as empresas, mas principalmente os jovens. E citou as regiões do mundo em que eles foram os protagonistas ao reivindicarem reformas e participação mais ativa na vida política e social, como aconteceu no norte da África e no Oriente Médio.

Em especial, o Pontífice se declarou preocupado com a situação na Síria, onde pediu o fim do derramamento de sangue e o início do diálogo. Falou da Terra Santa, em que israelenses e palestinos devem adotar decisões corajosas, visando à paz, e do Iraque, em que atentados ainda causam a perda de inúmeras vidas humanas.

Diante desses fatos, Bento XVI encorajou a comunidade internacional a estimular a própria criatividade e as iniciativas de promoção da paz, no respeito do direito de todos os povos. Mas são os jovens, segundo ele, a base sobre a qual investir para reverter a situação atual. Isso só poderá ser feito através da educação, que constitui a tarefa de primária importância num tempo difícil e delicado.

Fonte: A12

0 comentários:

Postar um comentário