Alegria e devoção marcaram a 12ª Romaria da Juventude em Belém

Com animação e devoção, uma multidão de jovens percorreu as ruas de Belém no fim da tarde deste sábado (20), para homenagear Nossa Senhora de Nazaré na 12ª Romaria da Juventude. Acompanhados por um trio elétrico, cerca de 60 mil pessoas caminharam junto com a imagem peregrina da padroeira, da Catedral Metropolitana de Belém até a Basílica Santuário de Nazaré, em um percurso de 4,5 quilômetros.

Este ano, uma das novidades da procissão, que integra a programação oficial do Círio 2012, foi a presença da Cruz Missionária e do Ícone de Nossa Senhora na romaria, símbolos que estão percorrendo o país por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, que acontece em julho do próximo ano, no Rio de Janeiro. “Para nós, unir a romaria com a peregrinação dos sinais foi uma inspiração”, disse o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira.


Dom Alberto ressaltou que, para os católicos, os dois símbolos têm um significado especial. “O ícone de Nossa Senhora acompanha a grande Cruz, que foi dada pelo bem-aventurado João Paulo II à juventude do mundo. A cruz que hoje está conosco vem percorrendo os cinco continentes do mundo. No Brasil, ela passará por todas as dioceses. Por três dias estamos recebendo o símbolo que nos leva a viver com alegria a presença de Jesus”, explicou.

Com o tema “Jovens, sejais discípulos da cruz com Maria”, a romaria atraiu a juventude de todas as paróquias da arquidiocese. Amanda Araújo, 14 anos, acompanhou a procissão com os outros 30 jovens da paróquia Santíssima Trindade. Para ela, que participou pela primeira vez, o que mais chamou a atenção foi animação dos jovens durante a caminhada. “Com certeza venho nos próximos anos”, frisou.

Do mesmo grupo, Diego Sales, 27, e Stefanie Sousa, 20, também participavam pela primeira vez. Para eles, o momento simboliza a de união da juventude. “A arquidiocese tem diversas paróquias e é difícil conhecermos todos os grupos de jovens, mas aqui todo mundo está junto na fé, com a oportunidade de interagir”, comentou Diego.



Para garantir a segurança da procissão, a Polícia Militar destacou 70 homens, quatro viaturas e quatro motos. O Corpo de Bombeiros destacou 30 homens, Além de uma viatura e equipamentos portáteis de combate a incêndio, uma moto de salvamento. Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) também deram suporte à procissão. Duas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com médicos, enfermeiras e técnicos, fizeram atendimentos aos romeiros durante a caminhada.

Amanda Engelke

0 comentários:

Postar um comentário