Fafá de Belém canta a religiosidade do Pará para o Papa Francisco

A região Norte foi representada pelo Círio de Nazaré e pela cantora Fafá de Belém, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, durante a acolhida do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Na apresentação da religiosidade das cinco regiões do Brasil, a cantora paraense emocionou o público ao interpretar “Eu sou de lá”, composição do padre Fábio de Melo sobre a maior festa religiosa do mundo e a padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré.



Esta foi a terceira vez que Fafá de Belém se apresentou para um papa. A primeira foi em 1997, quando ela cantou “Ave Maria” para João Paulo II, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante visita do pontífice ao Brasil. Em 2006, a cantora esteve em Valência, na Espanha, onde representou o Brasil entoando a canção para o papa emérito Bento XVI.

Na Jornada Mundial da Juventude, no Rio, jovens fizeram uma encenação referente ao Círio de Nazaré. A apresentação foi acompanhada por Fafá de Belém, que, mais uma vez, quebrou o protocolo e acabou pedindo a bênção ao santo padre. Do palanque montado na praia, Francisco viu a imagem de Nossa Senhora de Nazaré dentro da berlinda, além de um pedaço da corda, maior símbolo dos promesseiros que acompanham o Círio. Os jovens usaram roupas e objetos como tijolos, maquetes de casas e barcos para representar os devotos.

Mais de 1,5 milhão de pessoas participou da acolhida em Copacabana, segundo estimativas da organização. Após a apresentação de Fafá de Belém, comentaristas que participavam da transmissão do evento reconheceram o Círio de Nazaré como a maior festa religiosa do mundo, por reunir mais de dois milhões de pessoas em um único dia, o segundo domingo do mês de outubro, pelas ruas de Belém.

Ao longo da semana, quase 100 artistas de destaque da música brasileira e do meio católico, como o sertanejo Luan Santana e os padres cantores Marcelo Rossi e Fábio de Melo, cantarão durante a programação musical da jornada.

Encontros – O Instituto de Artes do Pará (IAP) promove esta semana, em cinco cidades do Estado, uma programação alusiva à Jornada Mundial da Juventude, com o intuito de contemplar aqueles que não puderam ir ao Rio de Janeiro. Belém, Castanhal, Paragominas, Santarém e Marabá receberão shows e atividades culturais e recreativas.

A programação começou nesta quinta-feira (25), no Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), com a transmissão ao vivo da missa celebrada pelo Papa Francisco, além da apresentação de DJs, bandas e artistas locais. As atrações seguem até domingo (28). Todos os encontros serão encerrados com a transmissão das missas rezadas pelo Papa Francisco, no Rio de Janeiro. A última será domingo, às 10 horas.

A iniciativa foi elaborada em parceria com a Arquidiocese de cada município. Reuniões definiram as atrações artísticas. Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site www.iap.pa.gov.br, no link http://www.iap.pa.gov.br/noticias/942-iap-apresenta-programacao-na-jornada-mundial-da-juventude. São aguardadas cerca de 20 mil pessoas por dia.

Fonte: Agência Pará de Notícias 

0 comentários:

Postar um comentário