PADRE JONAS ABIB FALA SOBRE JOÃO PAULO II

Entrevista com Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, sobre o Papa João Paulo II.

O senhor teve a oportunidade de encontrar-se com o Papa João Paulo II em Roma, juntamente com o arcebispo de Palmas-TO (Atual arcebisp de Belém-Pará), Dom Alberto. O que mais lhe marcou neste encontro?

Aqueles tapinhas que o Papa deu na minha cabeça... três, não é? Eram mais do que uma bênção. Eram como uma confirmação. Assim como Jesus perguntou a Pedro três vezes: "Tu me amas? Apascenta minhas ovelhas". Repetidamente, como se João Paulo II fizesse a mesma coisa comigo, batendo na minha cabeça: primeira vez, segunda vez, terceira vez, e me perguntando: "Jonas, você ama realmente a minha Igreja e ama a Canção Nova?". E eu dizendo para ele: "Sim, João Paulo II, "João de Deus", eu amo". E ele dizendo a cada vez: "Então, apascenta a Canção Nova. Ela é uma porção da Igreja. Deus confiou a você e eu confio a você também esta porção da Igreja que é a Canção Nova". É uma grande responsabilidade, mas uma experiência marcante.

Eu vi que Deus confirmou mais uma vez a minha missão com a Canção Nova. Eu sou muito pequeno, mas, assim como Jesus confiou a Igreja a Pedro, que se sentia tão pequeno, até tendo negado Jesus, eu também me sinto muito pequeno e tão falho com Jesus. Eu falhei muito mais do que Pedro, mas eu vejo que o Pedro de hoje, João Paulo II, acabou confiando o cuidado da Canção Nova a mim. Eu assumo e me alegro.

Como o Senhor vê o pontificado do Papa João Paulo II, sendo ele considerado o maior líder mundial dos últimos tempos?

Ele é o Papa escolhido por Deus para este tempo. É claro que, a cada tempo Deus escolhe um Papa, que é o Papa para aquele tempo. Eu não tenho dúvida nenhuma para estes tempos de pós-concílio, João Paulo II foi o homem escolhido por Deus, inclusive com firmeza, com clarividência. Uma coisa que me impressiona é que o Papa não usa lentes de contato. E ele não usa óculos também. Nós jovens, bem mais jovens que João Paulo II, somos obrigados a usar óculos. Ele não usa óculos e ele lê perfeitamente os documentos todos. Às vezes a voz dele está embargada, os lábios dele têm dificuldade, mas os olhos não. João Paulo não erra na leitura, porque a visão dele é perfeita. A visão "visão" de João Paulo II indica a visão espiritual que Deus dá a ele. Era preciso um homem de visão, que tivesse a visão de Deus para esses tempos. E ele é este homem. Eu agradeço muito a Deus, porque Jesus colocou um timoneiro muito firme para conduzir a nau da Igreja nestes tempos de muita tempestade. E ele está conduzindo justamente a nau da Igreja a um porto seguro.

0 comentários:

Postar um comentário