UMA IGREJA JOVEM NO GUAMÁ

Paróquia de Santa Maria Goretti investe na formação espiritual e humana da juventude

A juventude é a marca da paróquia de Santa Maria Goretti, no Guamá, que irá completar 30 anos em 2013. Desde 2009, definiu-se que a ação prioritária seria a juventude. Por isso, ao caminhar pelas comunidades paroquiais se destaca a presença de rostos jovens e ativos nos trabalhos da Igreja, como nas programações da festividade, que terminou dia 10 de julho, e nas diversas programações desenvolvidas no Espaço Cultural Padre Savino.

Pároco há 3 anos, padre Carlos Augusto Azevedo conta que apesar do alto índice de violência no bairro, é possível resgatar os jovens para a santidade. "A violência salta aos olhos aqui e a quantidade de jovens é grande, cerca de 100 mil. Uma realidade difícil, mas com o setor juventude começamos a ter frutos através da juventude goretiana, a união de todas as realidades juvenis da paróquia", atesta o pároco. Motivação que leva Jhudson Melo, 19, a evangelizar outros jovens de forma "diferente e alegre".

Um tratamento especial também é dado ao projeto "Conquistando a Vida", que atende cerca de 200 crianças e adolescentes em situação de risco, através de oficinas, acompanhamento psicológico e capacitação dos pais. Marluce Simão é coordenadora do projeto desde o surgimento, em 2004, e afirma que ele ajuda a mudar a realidade dos participantes.

Maria de Fátima Fonseca, 53, acompanhou a construção da paróquia de perto. "Desde quando éramos ligados à paróquia São Pedro e São Paulo. Nossa capelinha era aqui nessa área do Espaço Padre Savino que era um grande igapó", lembra.

Assim como Fátima, Odinaléia Alves, 50, viveu e participou dos primeiros passos da paróquia. Hoje, ela destaca que ao longo destes anos os paroquianos só tiveram bênçãos graças ao diversos trabalhos desenvolvidos por mais de 15 pastorais nas seis comunidades: Santa Clara, Santíssima Trindade, Santana, São Dimas, Jesus Libertador e São Vicente. "Unindo fé e atividade espiritual com a prática social, vivemos o Evangelho", conclui padre Carlos Augusto.


0 comentários:

Postar um comentário