PROFANADORES CASTIGADOS

ANO 362 - CARTAGO (ÁFRICA) 


A Justiça de Deus nem sempre castiga o homem no mesmo momento em que comete um crime, mas muitas vezes a infinita Misericórdia parece sair ao seu encontro para desarmar e deter, ao menos por algum tempo, seu braço erguido, a fim de que o delinqüente se arrependa de sua culpa, consiga o perdão e se salve.

Não obstante, para tirar do coração humano a temerária confiança na bondade de Deus e fazer com que sempre deteste o pecado, registram os documentos da história inúmera casos de terríveis castigos justamente merecidos por crimes nefandos.

Santo Optato, Bispo de Mileva, na Numídia, relata que em Cartago, quando começou o cisma dos donatistas, movidos estes pelo ódio que professavam à Igreja Católica, cometeram muitos desmandos, ferindo os sentimentos religiosos dos que se mantinham fiéis aos ensinamentos e às doutrinas da verdadeira Igreja de Cristo.

Chegou a tal extremo a perfídia dos hereges, que se uniram a uma chusma de gente disposta ao crime, e formando um grupo numeroso com horrível desenfreio se entregaram à pilhagem, saqueando quantas igrejas podiam, com grande sentimento da população.

Numas das igrejas, tiveram a ousadia de profanar e roubar os Vasos Sagrados*, e não sabendo o que fazer com as Hóstias consagradas que neles se continham, as lançaram com diabólico cinismo aos cães da rua para que se comessem.

Mas – justo castigo de Deus! – no mesmo instante os cães se tornaram raivosos e com espantoso furor se lançaram contra os iníquos profanadores e despedaçaram, vingando dessa forma a injúria feita ao Santíssimo Sacramento.

(Santo Optato, Cisma dos Donatistas – Baronius, Annales Ecclesiastici, tomo 4, p. 101)

______________________________

* São chamados Vasos Sagrados todos os recipientes que, no culto católico, contêm as espécies sacramentais: o cálice da celebração da Santa Missa, as âmbulas e píxides nas quais o Santíssimo Sacramento é conservado dentro do Tabernáculo, o ostensório no qual Ele é exposto à veneração dos fiéis etc.

0 comentários:

Postar um comentário