15 MIL JOVENS NO COLO DA MÃE DE NAZARÉ

Animação e devoção foram os ingredientes da 10ª Romaria da Juventude, uma das onze procissões oficiais da festividade do Círio de Nazaré, que este ano levou aproximadamente 15 mil jovens católicos de diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém as ruas, com apoio da Diretoria da Festa de Nazaré, realizaram durante a tarde deste sábado, 15, a romaria que é conhecida como uma das mais animada do Círio de Nazaré, a procissão percorreu este ano cerca de 4,3 Km.

A Romaria deu inicio na Paróquia Santa Maria Goretti com uma Missa celebrada pelo pároco padre Carlos Augusto, onde a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi homenageada pela população, também a cantora católica Jake fez sua homenagem a Mãe de Nazaré cantando “Senhora da berlinda”. Muita emoção tomou conta dos fies da paróquia que se localiza na periferia de Belém.

Foto: Bruno Chaves
Às 16h saiu da Paróquia Santa Maria Goretti depois da benção do Arcebispo de Belém Dom Aberto Taveira, a Romaria que percorreu várias ruas de Belém até chegar a Praça Santuário. "Este cortejo também é um convite aos jovens à manifestação da fé em Cristo, como assim acreditou Maria", destacou o padre Benedito Moura, diretor do Movimento da Juventude da Arquidiocese de Belém.

Amparados pelo colo da Mãe de Nazaré os jovens durante todo o trajeto louvavam a Deus. Com as mãos levantadas para o alto, a estudante Ana Santos, de 18 anos, seguia o cortejo com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. "É o terceiro ano em que participo desta procissão tão animada. Enquanto existir força vou continuar acompanhando este cortejo de fé e alegria", declarou a jovem estudante. O universitário Felix Aguiar, de 23 anos, tinha um motivo especial para acompanhar a romaria. "Estou aqui para agradecer Nossa Senhora pela aprovação no vestibular passado. Sem a ajuda de Maria não teria conseguido, pois foi ela que me deu força e sabedoria para alcançar a aprovação", declarou o universitário, enquanto cantava as músicas marianas.

A Romaria que foi marcada pela alegria dos jovens devotos de Maria, cânticos, trio elétrico com temática nazarena e reflexões do tema que este ano foi “Até aqui o Senhor nos ajudou”. Padre Benedito e Dom Alberto Taveira que partilharam como os jovens. “Aqui está uma juventude de Fé” destacou o Arcebispo de Belém. No seu 10º ano a Romaria homenageou os seus assessores e também o Beato João Paulo II.

Foto: Everaldo Nascimento 
Apesar de ser uma procissão dedicada aos jovens, a Romaria atraiu público de todas as idades. "Faço questão de acompanhar todo o percurso ao lado de minha filha adolescente. A fé em Nossa Senhora não tem divisões de idade, por isso esta romaria não é somente da juventude, mas de todos os devotos de Nazaré", declarou a doméstica Maria Dolores Silva, de 47 anos. Por onde passava, a berlinda com a imagem da Santa era aplaudida por fiéis. Em frente ao asilo Pão de Santo Antonio, um grupo de idosos aguardava pela passagem da Santa. "O percurso da procissão aqui em frente ao asilo já é uma grande bênção. Estou muito feliz em poder prestigiar", disse a aposentada Eronildes Braga, de 74 anos, enquanto aguardava ansiosa pela passagem da padroeira dos paraenses.

Foto: Retirada do blog da Paróquia N Sra. da Conceição (Benfica)
Ao invés da corda, durante a procissão, os jovens levaram a cruz missionária. A Romaria da Juventude foi um momento para os jovens fazerem sua homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Uma missa celebrada por Dom Alberto Taveira encerrou a Romaria da Juventude do Círio 2011.




(Bruno Chaves, com informações da Diretoria da Festa de Nazaré, Diário Online e Jornal Amazônia)

0 comentários:

Postar um comentário