MUITA ATENÇÃO! ALGUNS ERROS COMUNS EM PÁGINAS CATÓLICAS


Recentemente, a jornalista Tábita Oliveira me enviou um e-mail, devido a um comentário meu, durante o Simpósio no Dia Mundial das Comunicações. Ela pediu para apontar alguns erros comuns em sites e páginas católicos. Claro que são muitos, mas apontei os principais na minha opinião. Eis a minha resposta:

“Bem, Tábita. Não chegam a ser erros, pecados mortais, mas são atitudes que merecem nossa atenção para não prejudicar a imagem de nossos movimentos, e tampouco da Igreja. Aqui vão alguns exemplos:

- Agora há pouco, vi uma página católica no facebook passando uma corrente com a imagem de uma moça de biquíni; contém um texto que conta sobre alguns erros na vida, que se envolvia em festas, bebidas e orgias, até que contraiu o vírus HIV e viu sua vida mudar drasticamente e, hoje, está internada e não sabe quanto tempo tem de vida, mas gostaria de repassar aos jovens para que não cometam as mesmas atrocidades que ela. Comovente, não? Também me pareceu até ver os comentários de algumas pessoas dizendo que a moça da foto, na verdade, é a “mãe do filho do Neymar”.

-  Outro grande equívoco é o ativismo social “desavisado”: É lindo, é uma atitude cristã publicar no twitter #PareBeloMonte #VetaDilma ou #AbortoNão, mas é preciso conhecer a doutrina da Igreja para entender porque a Igreja Católica se posiciona contra ou a favor de determinadas situações. No mínimo, estar atento às notas e manifestações públicas da CNBB. Nas mais recentes eleições, a grande polêmica sobre a legalização do aborto foi levantada e muitos cristãos se manifestaram contra, mas foram massacrados pelos argumentos dos “movimentos sociais” favoráveis à descriminalização pelo simples fato de não conhecerem a própria fé como deveriam. Não vou me espantar se o mesmo acontecer quanto à legalização das drogas.

- Já pude ver também muitos membros da Igreja, catequistas, líderes de grupos e movimentos terem algumas atitudes deprimentes na internet, ainda que sem a intenção: como publicar no facebook ou no twitter coisas que prejudiquem a própria imagem (bebendo, textos com palavrões, irritação e frustrações, fotos em festas, participam de comunidades que incitam ódio ou preconceito ou mal comportamento, como “Eu odeio gente burra” ou “Tem muito sangue no meu álcool”. Um exemplo bem clássico e simples está em um perfil católico no facebook em que foi compartilhada uma imagem com um bebê mostrando a língua e a seguinte frase: “Não gosta de mim? Oh pra você!”.

- Perda de tempo com comparações vãs: O facebook está cheio disso. Ex: Justin Bieber (Curta) e Jesus Cristo (Compartilhe). Sem dúvida, esse tipo de atitude não acrescenta na evangelização de ninguém. E onde fica o segundo mandamento?

- Muito cuidado com a autopromoção e os exageros: É ótimo ver os jovens juntos se divulgando em um site, blog ou numa rede social como orkut ou facebook. Mas, o líder precisa tomar cuidado com gestos obscenos, chifres, caretas e tudo que cause desrespeito à imagem dos que estão ali. Ou, até mesmo, tomar cuidado com uma pessoa que está “aparecendo demais nas fotos”, fazendo poses... É preciso lembrar que o objetivo de um site ou página católica é divulgar o trabalho da Igreja e a Palavra e não pessoas ou grupinhos de pessoas que resolveram colocar óculos escuros, fazer biquinhos e bater foto na frente do templo para publicar na internet.

- Seguem, anexadas, algumas imagens compartilhadas no perfil no facebook de um templo.
Reafirmo que são posições pessoais e espero ter sido claro e não ter passado a imagem de agressivo. Meu único objetivo é melhorar nossa evangelização nos meios de comunicação online. Afirmo até que já fui assim, já postei coisas bobas e fotos vergonhosas até no meu blog católico, mas é sempre importante amadurecer e melhorar nosso conteúdo a ser exibido, afinal é quase imensurável o alcance desta ferramenta.

Uma grande forma de prevenção é divulgar atitudes mais nobres na internet, conversar com os grupos de jovens e na catequese sobre a responsabilidade que assumimos com a Igreja e como devemos manifestá-la. Além de tudo, incentivar nossos jovens a lerem, a conhecerem a doutrina, o CIC, os documentos da CNBB, as cartas do Vaticano, etc.



Um abraço. A paz de Cristo!
Antonio Anderson”

Fonte: Perseverantes com Cristo Verdadeiro

0 comentários:

Postar um comentário