ESTAR SOLTEIRO É A PIOR COISA DO MUNDO?

Numa época em que se respira o clima romântico do Dia dos Namorados em tudo, andam dizendo por aí que os solteiros sofrem “bullying”. Brincadeiras à parte, o “estar solteiro” é um assunto que dá o que falar, principalmente numa sociedade em que os compromissos definitivos são relativisados e postos à prova, pois tem muita gente por aí querendo só “curtir a vida”.

Falar sobre o universo dos descompromissados é bem complexo e não caberia em um único artigo, desta forma gostaríamos apenas de abrir a discussão e não dar respostas prontas, porque cada solteiro vive algo bem particular.

Há pessoas, por exemplo, que preferem o ‘estar’ solteiro à faculdade, à carreira profissional, aos amigos, à família, porque estes são os focos do momento. Por outro lado, há pessoas que estão solteiras,  porque, de fato, não lhes apareceu alguém. Aí… paciência! Não é o fim do mundo. Mas nem todos encaram isso com tranquilidade e maturidade, pois para alguns a idade vai passando, os amigos vão se resolvendo e aquela história de “ficar pra titia (ou titio)”, somada à pressão social de “ter alguém”, emerge como um tipo de fracasso na vida.

Para falar mais sobre o assunto, fomos conversar com três jovens que tinham tudo para estar namorando, mas estão descomprometidos: Gustavo (25), Glaucia (23) e Karen (19). Por que será que eles estão solteiros?

Confira o bate-papo no vídeo abaixo

 

Para o Cristianismo, nem todas as pessoas são chamadas ao matrimônio, mas isso não quer dizer que exista uma vocação à “solteirice” – como que equiparado ao matrimônio -, muito menos pode existir, na condição de solteiro, um desprezo ao casamento ou à sexualidade.

Assim nos diz o Youcat (265) [Catecismo Jovem da Igreja Católica] :

Também as pessoas que vivem sós podem ter uma vida plena. Talvez seja da vontade de Deus que ela se preocupe com pessoas que não contam com o apoio de ninguém. Não raramente até, Deus chama tal pessoa a uma proximidade de Si; é o caso de renunciar a um parceiro, ‘por causa do Reino de Deus’ (Mat 19, 12).

Para os que estão abertos e querem encontrar sua “cara metade”, vale lembrar que, na visão cristã, não se busca alguém para ser feliz, mas para fazer o outro feliz. Desta forma, um namoro segundo a vontade de Deus nasce a partir do amor que tenho por mim e que transborda para um outro.

Não existe aquela história de procurar alguém para preencher o meu “vazio existencial”, pois o encontro entre dois vazios certamente acabará num grande nada. Lembre-se de que, por mais que você encontre a pessoa da sua vida, existe em você um espaço que só Deus pode preencher.

Fonte: Destrave

0 comentários:

Postar um comentário