2011 PARA A JUVENTUDE GORETIANA

Retiro Espiritual 2011: Juventude Goretiana e Dom Alberto Taveira
O ano de 2011 foi mais um ano super abençoado para a Juventude Goretiana (JG), o ano de 2010 serviu para nos conhecermos um pouco mais, afinal estávamos no início de uma nova caminhada com a juventude da paróquia Santa Maria Goretti, já em 2011 foi o ano dos eventos e grandes acontecimentos da JG. LanchoMusic, Kairós, Retiro, Romaria da Juventude, Via-Sacra, Caminhada pela Vida, Jogos Goretianos... Ufa!

O trabalho que estamos desenvolvendo com os jovens da paróquia ainda é pouco, mas Deus está abençoando muito e esta dando muitos frutos. De Agosto de 2009 (no inicio da caminhada da JG) até Agosto de 2011 o número de jovens participantes cresceu 450%, só muita benção de Deus mesmo.

Em 2011 o grupo de Jovens JOABE (Jovens Abençoados) que surgiu nessa nova caminhada da JG comemorou seu 1º ano em Março, com uma festa junto com jovens de toda paróquia Santa Maria Goretti, e em Junho outro grupo o GRUJEC (Grupo de Jovens Esperança em Cristo) comemorou 20 anos, com o 5º Alegrai-vos.

O GB (Grupo de Base) que é responsável por planejar todos os eventos da Juventude Goretiana, pela 1ª vez teve um final de semana dedicado a formar lideranças. Neste ano começamos também um estudo bíblico para a juventude.



Todos os anos a Via-Sacra é organizada pela JG e em cada estação encenávamos algo baseado na Campanha da Fraternidade (CF), neste ano fomos um pouco mais ousados e encenamos a Paixão de Cristo “junto” com as peças da CF. A Via-Sacra percorre algumas ruas de nosso bairro passando por todas as comunidades eclesiais de base.


Quatro novidades ótimas novidades surgiram neste ano: LanchoMusic, Caminhada pela Vida e o grupo de canto Nossa Juventude além da Quadrilha Junina Juventude Goretiana

Muitas vezes observamos que o jovem quando sai da Missa no Domingo à noite (que é de responsabilidade da JG) fica pela frente da Igreja conversando sem muita coisa pra fazer, outros vão para uma pizzaria (isso quando o dinheiro dá hehe), então, criamos o LanchoMusic um evento pequeno que acontece uma vez por mês depois da Missa das 18h onde tem show católico, lanchonete e muita descontração.

Para animar a LanchoMusic tínhamos que ter um grupo de canto daí surgiu o “Nossa Juventude”, ô grupinho pra fazer barulho (no bom sentido) muitas vezes eu que não gosto muito do tipo de música não conseguia ficar parado. O Nossa Juventude tocando animaram bastante a LanchoMusic, foram convidados a tocar em outras paróquias também.

E a terceira novidade que 2011 nos trouxe foi a Caminhada pela Vida, com o tema “Violência e Ecologia” (clique aqui e veja a reportagem do Diário do Pará). Percorremos algumas ruas de nosso bairro do Guamá (periferia de Belém-PA) com algumas cruzes, faixas e fazendo barulho tendo conscientizar as pessoas a ter amor pela vida e como gesto concreto recolhendo o lixo que é jogado nas ruas, terminando tudo com a Santa Missa.

A Quadrilha Junina da Juventude Goretiana também surgiu em 2011, foi uma iniciativa dos próprios jovens sem interferência do GB. Vários de nossos jovens se mobilizaram para ensaiar e batalharam muito para conseguir comprar as roupas.

Como jovens goretianos a Eucaristia esteve muito presente neste ano que passou quase todos os nossos eventos ou iniciavam ou terminavam com uma Celebração Eucarística, em muitos tivemos um momento de Adoração, como no Kairós de Fevereiro que teve o tema: “Santos de Calças Jeans”.

Com todo esse nosso serviço a Deus tivemos a oportunidade de participar do programa “Janela Aberta” na rádio Nazaré FM, convidados pelas irmãs Paulinas o programa tinha como tema “Santidade e Juventude”.

Continuando falando em comunicação em Setembro de 2011 o nosso blog comemorou 1 ANO e ganhou cara nova, além de ter ficado mais organizado e mais bonito, também começamos a utilizar mais o Facebook.

Romaria da Juventude, galera atrás do trio Elétrico
A maior das alegrias que tivemos este ano foi em Fevereiro quando a nossa paróquia foi sorteada para receber a Romaria da Juventude que iria comemorar seus 10 anos, foi sensacional! Passamos o ano inteiro nos preparando para o dia 15 de Outubro de 2011, chegando o dia tivemos a presença da cantora católica Jake pela manhã visitando a nossa paróquia e a tarde cantando “Senhora da Berlinda” para nossa mãezinha, além dela na Romaria tinha mais de 15 mil jovens no colo da mãe de Nazaré louvando a Deus atrás do trio elétrico... sem palavras para explicar o quão abençoado foi esse dia.

Mas outro dia muito abençoado aconteceu, na verdade foram 3 dias... Retiro Espiritual da JG. Tivemos a presença do nosso arcebispo Dom Alberto Taveira e do nosso bispo auxiliar Dom Teodoro, mas porque abençoado? Primeiro que a presença de 2 bispos num retiro já é muito, só que Dom Teodoro não tava confirmado, não tínhamos nem colocado ele no cronograma ele acabou conversando conosco no lugar do nosso pároco padre Carlos. O tema do retiro foi: “Não tenhas medo!”. Lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé”. Adoração, pregação, luau, teatro, louvor tudo isso e muito mais fizeram parte do retiro que foi marcante.

Tivemos muitas coisas boas, ótimas, maravilhosas no ano que passou assim também como coisas ruins, péssimas, mas Deus nos ajudou na caminhada e ainda continuamos de pé pois, é Jesus que nos dá forças.

“Eu vos escrevi, jovens, porque vocês são fortes,
e a palavra de Deus permanece em vocês
e vocês venceram o Maligno” 1 Jo 2, 14

Deus abençoe!
Bruno Chaves


EM 2011: JUVENTUDE GORETIANA EM FOCO

0 comentários:

Postar um comentário